Entrevista sobre Glaucoma

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Matéria do dia 05/11/10 para a disciplina de Jornalismo Científico da Faculdade

Incompatibilidade sanguínea pode causar danos irreversíveis

Especialista explica o que é,o que deve ser feito e quais os riscos

Por Antonia Nunes

Há seis bilhões de seres humanos na Terra, mas cada um deles com uma combinação de genes que o faz absolutamente único e diferente dos demais. Em entrevista, a biomédica e técnica responsável pelo Chromos Laboratório de Citogenética, Luciana Zambelli Caputo esclarece informações como,o que difere o sangue de cada indivíduo, sobre a incompatibilidade sanguínea, o que determina,como diagnosticar e até os riscos que se corre nos casos de gravidez entre parentes, comuns nos casos de primos.


1)O que diferencia o sangue de uma pessoa do sangue de outra?

Os tipos sanguíneos atualmente conhecidos são denominados sistemas de grupos sanguíneos, ou seja, podemos dizer que de acordo com o tipo de antígeno que a células expressa, ela vai pertencer a um sistema sanguíneo. Os antígenos são glicoproteínas, portanto determinados por herança genética, e presentes na membrana das hemáceas. Por exemplo, os antígenos ABO, identificados desde 1900, determinam o sistema sanguíneo ABO. E, de acordo com a presença ou ausência desses antígenos, podemos classificar os indivíduos em quatro grupos sanguíneos: O, A, B e AB. Outros sistemas, também dependentes de origem genética e hereditariedade, constituem o tipo de sangue de uma pessoa: Sistema Rh, sistema Lewis, sistema MNSs, sistema P, sistema Ii, sistema Kell, sistema Duffy, sistema Kidd e sistema Lutherran. Entretanto, comumente, na rotina hospitalar, classifica-se o individuo apenas no sistema ABO e Rh. Os demais são objetos de investigação em casos de doenças hemolíticas, transfusões recorrentes e outras patologias imunológicas.

2) O que determina a incompatibilidade sanguínea?

Podemos dizer que a presença ou ausência desses antígenos na superfície das hemáceas e a presença ou ausência de anticorpos (proteínas sintetizadas pelo nosso organismo específicos contra os antígenos) determinam as reações de incompatibilidade sanguínea. Por exemplo: indivíduos do grupo sanguíneo A, apresentam antígenos A na superfície das hemáceas e anticorpos, circulantes no plasma, anti antígenos B, sendo incompatível a esse individuo uma transfusão de sangue tipo B (antígeno B), o que causaria nesse individuo uma hemólise intravascular severa, como resposta a essa incompatibilidade sanguínea.

3) Quando um casal resolve ter filhos quais exames são necessários fazer antes e quais os riscos o bebê corre se não fizerem?

São vários os exames que o clínico pode solicitar nesses casos. De acordo com a anamnese o médico solicita alguns exames, direcionando o seu diagnóstico as suas hipóteses clínicas, principalmente em casais com história de infertilidade e ou abortos recorrentes. Comumente a investigação clínica segue o caminho das doenças auto imunes, neste caso são solicitados exames imunológicos , como pesquisa de auto anticorpos; exames hormonais, exames genéticos e atualmente encaminhamento a avaliação e terapia psicológica, que têm mostrado ser um importante aliado no controle da ansiedade desses casais. O estado de saúde materna é um fator muito importante para uma gestação saudável. Nas primeiras semanas de gravidez, fatores nutricionais maternos são primor- diais para a formação, por exemplo, do tubo neural, principal eixo na formação do feto. Danos nesse período trazem graves conseqüências ao futuro bebê, inclusive más formações genéticas irreversíveis e muitas vezes incompatíveis com a vida.

4) Em casos de gravidez entre parentes,mais comuns entre primos, o que pode ocorrer?

Uma avaliação com geneticista é recomendada nesses casos. Será avaliado por esse profissional os riscos que essa gravidez, geneticamente, poderá apresentar. O histórico das doenças familiares e as causas de óbito dos parentes são alguns dos fatores, estudados. Portanto, o aconselhamento genético é indicado em famílias onde existem pessoas portadoras de algum tipo de doença genética, má formação, atraso no desenvolvimento neuro psico motor dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário