Entrevista sobre Glaucoma

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entrevista com especialista sobre "vodka eyeballing” 29/09/10

E tudo vira moda nesse planeta! Com origens ainda em discussão, os brasileiros resolvem aderir a brincadeira difundida na internet, de jogar vodca nos olhos com intuito de se embriagarem mais rápido.Consultei uma médica oftalmologista e produzi a matéria abaixo:

Jogar vodca nos olhos vira moda entre jovens

Com origem estrangeira a prática chamada “vodka eyeballing" se popularizana rede e ganha adeptos brasileiros

Por Antonia Nunes

Para se embriagarem mais rapidamente, a nova moda entre os jovens brasileiros é pingar vodca nos olhos. Essa prática leva o nome de “vodka eyeballing”, alguns dizem que começou nos Estados Unidos, inspirada em garçonetes de Las Vegas que utilizavam o truque em troca de gorjetas. Outros acreditam que a ideia surgiu como um jogo alcoólico em Londres.

Essa brincadeira se popularizou por meio das atuais mídias sociais, existem comunidades no Orkut e Facebook, comentários no Twitter e até vídeos publicados no Youtube mostrando passo a passo e quais os meios de se pingar nos olhos, direto da garrafa, colocar no copo ou na colher são algumas opções.

A repercussão envolveu até o nome de Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, que se defendeu de críticas recebidas escrevendo em seu blog. Isso depois que um jovem de Campinas (SP) teve problemas com prática que, supostamente, teria sido incentivada pelo músico. Já que em alguns meses, Tico Santa Cruz publicou um vídeo seu em que despejava vodca em seus olhos.

A prática já foi condenada pela Academia Americana de Oftalmologia. E os especialistas brasileiros fazem o alerta, como a oftalmologista Luciana Peixoto, da Clínica de Olhos Dr.Moacir Cunha, na capital paulista que já recebeu dois jovens com problemas de visão, depois de usarem a bebida nos olhos.

Ela explica os riscos que isso implica. “Podem ocorrer lesões superficiais na córnea chamadas ceratites e até cicatrizes profundas, mais graves que vão comprometer total ou parcialmente a visão. Além disso, a perda ou lesão do epitélio da córnea, que favorece o aparecimento de infecções”, disse a oftalmologista.

O ideal segundo Luciana é a lavagem abundante com soro fisiológico e principalmente, a avaliação com especialista. Ela ainda descreve as reações iniciais sofridas pelo olho, após o contato com a vodca, uma bebida destilada com um teor alcoólico entre 35 e 60%. “De imediato ocorre ardência, olho vermelho e até dor, devido à lesão da camada mais superficial da córnea, o epitélio, que é a principal barreira de proteção do olho”, completou.

É arriscado e o preço é bem alto de tal brincadeira, mesmo após a visita a um oftalmologista, avaliação e orientações os danos ainda podem ser permanentes, como esclarece a médica. “Dependendo do caso podem-se formar cicatrizes definitivas, úlceras de córnea e até perda visual”, avisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário